SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22Estilos cognitivo-afetivos e contrução da linguagem através das narrativasMúsica e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

SOUZA, Luciana Betti de Oliveira e. O vocábulario do criador os seis elementos das artes plásticas como ferramentas para terapeutas e educadores: qualidades e aplicações. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp. 86-110. ISSN 1415-6954.

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada. Uma vez que a criação é também o espelho daquele que cria, podemos usar esses elementos básicos como chaves para abrir as portas para dentro da alma e dos processos internos do ser que se expressa, seja ele paciente ou aluno. Entender e conhecer mais a fundo estes seis elementos plásticos pode ampliar os recursos profissionais de terapeutas e professores.

Palavras-chave : Ponto; Linha; Luz; Cor; Volume; Arteterapia; Técnicas; Aplicação pedagógica e terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )