SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22O vocábulario do criador os seis elementos das artes plásticas como ferramentas para terapeutas e educadores: qualidades e aplicaçõesEscuta dos aprendizes por meio dos desenhos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954

Resumen

OLIVEIRA, Pedro Alves de. Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. Constr. psicopedag. [online]. 2013, vol.21, n.22, pp. 111-131. ISSN 1415-6954.

Ignorado em seu aspecto psicomotor e afetivo, em um passado não tão distante, as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente. Hoje, através de uma visão psicopedagógica, a subjetividade tornou-se o ponto de partida. Com esse olhar peculiar, justifica-se o desenvolvimento dessa pesquisa teórico-prática a qual apresenta experiências e propostas de projeto psicopedagógico referindo-se ao uso da Arte, em especial da Música, como instrumento para possibilitar ao aprendiz atravessar ou ir além das dificuldades de aprendizagem em busca da constituição do sujeito, o que fortalece sua autoestima e amplia suas capacidades de construir a si próprio e o conhecimento, na relação com o outro. As reflexões envolvendo teoria e práticas revelam como a Música enquanto recurso terapêutico e educacional funciona como agente libertário.

Palabras clave : Ensino [Aprendizagem]; Arte [Música]; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )