SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23As políticas públicas no contexto da educação infantil brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

FAGALI, Eloisa Quadros  e  OLIVEIRA, Maristela Miranda Vieira de. Os desafios da aprendizagem em projetos sociais: reflexões sobre incubadoras universitárias de empreendimentos solidários com enfoque multidisciplinar. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 34-50. ISSN 1415-6954.

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as construções em grupo como forma de equacionar os desafios da aprendizagem em projetos sociais que visem à emancipação social e coletiva de comunidades. A análise é constituída por uma pesquisa teórico-prática, sendo apresentada em forma de relato de experiências, que tem como foco as ações da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Amparado por teóricos da aprendizagem e do conhecimento como Freire (1979), Edgar Morin (1994;1996;1997;1999;2000) e Pichon Rivière (1988), bem como por autores que discutem e fundamentam as possibilidades de emancipação social e coletiva a partir da lógica do conhecer, aprender e transformar, tais como Singer (2002), França Filho (2006) e Gaiger (2005), o artigo propõe, como resultado da análise, que em um processo de aprendizagem operativa em grupo é fundamental o desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento do outro, bem como da cultura na qual as pessoas se veem mergulhadas, sem perder de vista a consciência das opções e decisões individuais e coletivas, para a continuidade das ações e projetos. Nesse sentido, as Incubadoras Universitárias de Empreendimentos Solidários devem focar um processo de aprendizagem não abstrato ou longe da realidade concreta; uma aprendizagem capaz de integrar teoria e prática na conjunção de diferentes conhecimentos, tornando possível o sentimento de pertencimento ao grupo e consequentemente a sua emancipação social e coletiva.

Palavras-chave : Aprendizagem Social; Economia solidária; Incubadora universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )