SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23Os desafios da aprendizagem em projetos sociais: reflexões sobre incubadoras universitárias de empreendimentos solidários com enfoque multidisciplinarEducação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MORGAN, Dimas Anaximandro da Rocha; SILVA, Joelma Gomes da; KNACKFUSS, Maria Irany  e  MEDEIROS, Humberto Jefferson de. As políticas públicas no contexto da educação infantil brasileira. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 51-58. ISSN 1415-6954.

O referido estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca do processo de Educação para os menores de 6 anos, bem como as políticas públicas que regulamentam o nível de ensino em questão. Para tanto foi elaborada uma pesquisa em base de dados sobre Educação Infantil e Políticas Públicas, como forma de elucidar os momentos históricos relevantes para a evolução do Sistema Educacional Brasileiro, em especial, para o primeiro nível de ensino da educação básica estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, os estudos apontaram que apesar de todo o processo de evolução e transformação da Educação Infantil no cenário brasileiro, que fora apoiado na dependência de fatores político-sociais, faz-se necessário repensar em novas práticas que venham a priorizar melhorias na qualidade deste nível de ensino.

Palavras-chave : Educação infantil; Políticas públicas; Brasil; Revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )