SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23As políticas públicas no contexto da educação infantil brasileiraO que vem a ser um software "educativo"? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ARRUDA, Irene Vicente de  e  CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Educação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especial. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 59-71. ISSN 1415-6954.

Neste artigo apresentam-se alguns elementos para o debate a respeito da educação inclusiva. Se de um lado, as preocupações se voltam a como garantir o ingresso e a permanência nas escolas regulares do ensino fundamental aos alunos com necessidades educacionais especiais, de outro, a educação especial dos alunos após quatorze anos de idade merece ainda discussões e o estabelecimento de políticas públicas. Este artigo aborda a problemática da integração e de inclusão de jovens e adultos com deficiência mental, com mais de 14 anos de idade, em particular aqueles que permanecem nos espaços das escolas especiais por longos períodos. O objetivo é favorecer uma reflexão sobre as ações educacionais desenvolvidas nos espaços de educação especial e sobre as possibilidades de inclusão social e escolar para jovens e adultos com deficiência mental, a partir de seu reconhecimento como sujeitos de direitos. Apresenta-se um relato de experiência em atendimento em sala de Artes, por meio da evolução de um caso atendido em espaço de educação especial para jovens e adultos com deficiência mental. Discute-se sobre as oposições entre as propostas de inclusão e a permanência de grande parte das pessoas com deficiência mental em situação de segregação nos espaços das escolas especiais.

Palavras-chave : Educação especial; Deficiência mental; Inclusão; Arte-educação; Sujeito e subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )