SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23Educação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especialPsicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

NETA, Lormina Barreto  e  SILVA, Fabrício Oliveira da. O que vem a ser um software "educativo"?. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 72-80. ISSN 1415-6954.

O presente artigo aborda os paradigmas que sustentam o uso da tecnologia e seus aparatos na educação. Em seguida tratará do software enquanto aparato educativo, fazendo a análise do software de astronomia do tipo simulação 3D do universo, de código aberto, criado por Chis Laurel denominado Celestia, considerando que contexto de aprendizagem pode ser criado com a sua exploração. Finalizando, apresentaremos as conclusões desse estudo. O estudo esta ancorado em autores como Piaget (1982), que sustenta a teoria epistemológica construtivista, L.S.Vygotsky (1991) que defende o socioconstrutivismo, o construcionismo de Papert (1994) bem como os estudos de Fino (1998; 2003; 2012), que discutem os softwares enquanto instrumento tecnológico educativo.

Palavras-chave : Construcionismo; Tecnologia; Educação; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )