SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23O que vem a ser um software "educativo"?A base poética da mente: outras e possíveis linguagens no trabalho do psicólogo na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954

Resumen

MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine  y  ROSSETTI, Claudia Broetto. Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp.81-90. ISSN 1415-6954.

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido amplamente estudado devido, principalmente, ao aumento significativo do número de diagnósticos. Pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado a produzir conhecimento acerca da temática. Um grande número de estudos têm sido desenvolvidos na área médica, principalmente, devido ao fato de o tratamento usualmente preconizado ser realizado com a utilização de medicamentos. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. Dessa forma, faz-se necessário conhecer um pouco mais como os profissionais da área da Psicologia têm atuado nessa área. O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento acerca das principais estratégias utilizadas por psicólogos brasileiros para realização do diagnóstico e tratamento de pessoas com TDAH. Participaram da pesquisa psicólogos cadastrados no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário enviado via correio eletrônico. Os resultados apontam para a necessidade de construção de novas estratégias para o diagnóstico e o tratamento do TDAH e também para a necessidade de uma maior homogeneização nas práticas de diagnóstico e tratamento com o intuito de tornar possível uma maior comunicação entre os profissionais de diversas áreas.

Palabras clave : TDAH; Diagnóstico; Tratamento; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )