SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23O que vem a ser um software "educativo"?A base poética da mente: outras e possíveis linguagens no trabalho do psicólogo na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine  e  ROSSETTI, Claudia Broetto. Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 81-90. ISSN 1415-6954.

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido amplamente estudado devido, principalmente, ao aumento significativo do número de diagnósticos. Pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado a produzir conhecimento acerca da temática. Um grande número de estudos têm sido desenvolvidos na área médica, principalmente, devido ao fato de o tratamento usualmente preconizado ser realizado com a utilização de medicamentos. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. Dessa forma, faz-se necessário conhecer um pouco mais como os profissionais da área da Psicologia têm atuado nessa área. O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento acerca das principais estratégias utilizadas por psicólogos brasileiros para realização do diagnóstico e tratamento de pessoas com TDAH. Participaram da pesquisa psicólogos cadastrados no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário enviado via correio eletrônico. Os resultados apontam para a necessidade de construção de novas estratégias para o diagnóstico e o tratamento do TDAH e também para a necessidade de uma maior homogeneização nas práticas de diagnóstico e tratamento com o intuito de tornar possível uma maior comunicação entre os profissionais de diversas áreas.

Palavras-chave : TDAH; Diagnóstico; Tratamento; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )