SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamentoLinguística e psicopedagogia: contribuições para uma prática não medicalizante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MARENDINO, Rosane Barbosa. A base poética da mente: outras e possíveis linguagens no trabalho do psicólogo na escola. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 91-103. ISSN 1415-6954.

O artigo propõe, como tema central, uma revisão das relações e das práticas do psicólogo na educação considerando novos paradigmas, dentre eles o conceito de base poética da mente. O objetivo do trabalho foi não só o de compreender as relações entre a psicologia escolar e educação, mas também o de propor outras possibilidades teórico-práticas deste fazer adotando, para tal, uma convergência de heurísticas desenvolvidas no Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense - COLUNI. Nas tessituras construídas entre a psicologia e a educação, conclui-se que é tarefa urgente colocar-se frente à leitura dos símbolos e imagens que se constelam na escola no momento em que ela é olhada. Para tal, acredita-se que as Psicologias Analítica e Arquetípica estejam prontas para oferecer subsídios à educação.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Base poética da mente; Psicologia Analítica; Psicologia Arquetípica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )