SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número23A base poética da mente: outras e possíveis linguagens no trabalho do psicólogo na escolaGestalt-terapia e psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MULLER, Laura. Linguística e psicopedagogia: contribuições para uma prática não medicalizante. Constr. psicopedag. [online]. 2014, vol.22, n.23, pp. 104-120. ISSN 1415-6954.

Este artigo busca trazer contribuições da Linguística para o campo da Psicopedagogia no que tange à concepção de linguagem e do processo de aquisição e uso da leitura e escrita, tendo como objetivo orientar uma prática psicopedagógica não medicalizante. Para isso é traçada a crítica à concepção de linguagem presente na definição, diagnóstico e tratamento de Dislexia. Ao mesmo tempo, é proposto, através da análise de dados de leitura e escrita de duas crianças que receberam um diagnóstico equivocado de Dislexia, a descaracterização do que foi interpretado erroneamente como sintoma de patologia a partir de um aporte teórico e metodológico do campo da Linguística.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Linguística; Concepção de linguagem; Dislexia; Medicalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )