SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número24Inclusão de alunos deficientes mentais em escolas regulares: sentidos produzidos por professoras de escolas regulares e especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

VENTURA, Ana Clara. Dificuldades de aprendizagem e psicopedagogia: uma perspectiva estilística. Constr. psicopedag. [online]. 2015, vol.23, n.24, pp. 6-19. ISSN 1415-6954.

O objetivo deste trabalho é aprofundar aspectos teórico-metodológicos fundamentais da perspectiva estilístico-educacional como uma versão alternativa ao enfoque das dificuldades de aprendizagem em sentido estrito. São desenvolvidos três aspectos principais: (1) contextualização das origens e de determinadas explicações conceituais acerca da perspectiva estilística; (2) apresentação de possíveis métodos de avaliação dos estilos de aprendizagem; e (3) introdução à Psicopedagogia Clínica e à Orientação Vocacional como duas áreas emergentes na investigação dos estilos de aprendizagem dos estudantes que podem recuperar e articular-se aos desenvolvimentos da Estilística Educacional localizados, principalmente, nas áreas formais do ensino e da aprendizagem.

Palavras-chave : Dificuldades de aprendizagem; Estilos de aprendizagem; Psicopedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License