SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número24Encaminhamento e queixa da clientela da clínica do instituto Sedes Sapientiae para o atendimento em psicopedagogiaNarrativas biográficas: a formação docente do ponto de vista do aprendente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ALTENFELDER, Anna Helena. Aspectos constitutivos da mediação docente e seus efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Constr. psicopedag. [online]. 2015, vol.23, n.24, pp. 59-76. ISSN 1415-6954.

O objetivo deste artigo é discutir à luz da psicologia sócio-histórica os aspectos constitutivos da mediação docente, compreendendo as formas como este processo afeta a aprendizagem dos alunos e o próprio desenvolvimento profissional do professor. Para tanto, a partir de uma breve apresentação da gênese do desenvolvimento do psiquismo humano, com base em Vigotski e seus seguidores, enfatizamos a categoria mediação em um sentido mais amplo para nos determos nas características específicas da mediação docente e como esta se caracteriza e se concretiza na atividade do professor, considerando seus aspectos cognitivos, culturais, políticos e afetivos. Concluímos ressaltando a importância da formação inicial e continuada para que o professor possa exercer uma mediação de qualidade, capaz de promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos.

Palavras-chave : Atividade docente; Mediação; Aprendizagem; Desenvolvimento; Afetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License