SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número24Aspectos constitutivos da mediação docente e seus efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimentoMashalim ou A Arte de Narrar - a educação a prudentia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ALVES, Carla Juliana Galvão; CALSA, Geiva Carolina  e  MORELI, Luciléia de Souza. Narrativas biográficas: a formação docente do ponto de vista do aprendente. Constr. psicopedag. [online]. 2015, vol.23, n.24, pp. 77-89. ISSN 1415-6954.

Esse trabalho apresenta resultados de nossas pesquisas sobre os processos de formação e de construção da identidade docente, com foco nas metodologias que envolvem narrativas biográficas. Esse trabalho se fundamenta principalmente nos trabalhos de Josso, Finger, Dominicè e Nóvoa sobre Histórias de Vida e narrativas biográficas. Recorremos também a autores como Stuart Hall, Boaventura de Sousa Santos, Jorge Larossa e Fernando Hernández, para pensar sobre a identidade docente; Henry Giroux, Paulo Freire e Marilda Behrens para pensar sobre a formação de professores; entre outros. As pesquisas envolvendo narrativas biográficas permitem verificar as inter-relações entre os processos de formação, as experiências pessoais e seu ambiente sociocultural, do ponto de vista dos sujeitos aprendentes. Mas também a formação ganha com essa abordagem intersubjetiva, uma vez que, por meio da narrativa de sua trajetória pessoal e profissional, os sujeitos podem tornar-se autores de sua própria formação.

Palavras-chave : Educação; Narrativas Biográficas; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License