SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Estabelecendo conexões entre modelos de aprendizagem: psicopedagogia e coaching em resiliência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 8-27. ISSN 1415-6954.

Em 2013, o Conselho Nacional de Educação - CNE (MEC) encomendou à UNESCO um estudo sobre a inserção intencional de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais como caminho para o sucesso escolar na educação básica. Este artigo traz uma síntese desse trabalho, que está servindo como subsídio filosófico e teórico para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas instituições escolares. Para situar as bases filosóficas que sustentam essa transformação, foram utilizadas, entre outras, as referências de Edgar Morin. O processo ensino- aprendizagem foi analisado à luz das contribuições teóricas dos principais autores interacionistas (Piaget, Vygotsky e Wallon), enriquecidas pela ótica da Psicopedagogia, representada por Alicia Fernàndez. Foram explorados caminhos concretos para o professor promover o desenvolvimento integral dos estudantes: as características de uma ação mediadora de qualidade (Reuven Feuerstein); a utilização de múltiplas linguagens para atingir as diferentes inteligências (Howard Gardner) e os diferentes estilos cognitivo-afetivos (Eloísa Fagali), bem como o potencial do jogo e da metáfora (Anita Abed). As tendências atuais sobre o tema, no Brasil e no mundo, foram apresentadas tomando-se como fio condutor o "Fórum Internacional de Políticas Públicas", ocorrido em março de 2014.

Palavras-chave : Habilidades socioemocionais; Interacionismo; Mediação da aprendizagem; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License