SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Estabelecendo conexões entre modelos de aprendizagem: psicopedagogia e coaching em resiliênciaAspectos emocionais das dificuldades de produção de texto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

BAHIA, Norinês P.. Narrativas de si em interface com o proceso de confecção de uma "colcha de retalhos": relato de experiência. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 35-45. ISSN 1415-6954.

Este relato apresenta a experiência da proposição, pressupostos e desenvolvimento da disciplina "Formação de professores: memórias e identidade", para mestrandos e doutorandos do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. A proposta da disciplina tem como foco analisar e discutir o contexto sócio-histórico sobre os processos de formação de professores e a constituição do ser professor, em interface com as trajetórias formativa e profissional (as narrativas de si), frente aos desafios, as contradições, as exigências e as influências na construção da identidade profissional que perpassam pelo cotidiano escolar e pelos modos de ser e de estar na profissão. Os procedimentos para o desenvolvimento da disciplina ocorrem a partir de leituras e discussões sobre vários textos acerca da formação de professores, histórias de vida, memórias e (auto)biografias; pela realização de um exercício, elaborado por cada aluno, de construção de narrativas de si para a recuperação das trajetórias formativa e profissional; e pela realização de um workshop intitulado "Colcha de Retalhos: nossas memórias, nossas histórias...".

Palavras-chave : Formação de professores; Narrativas de si; Trajetórias formativa e profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License