SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Narrativas de si em interface com o proceso de confecção de uma "colcha de retalhos": relato de experiênciaSujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a Psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ABED, Carolina Zuppo. Aspectos emocionais das dificuldades de produção de texto. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 46-59. ISSN 1415-6954.

Este artigo visa a discutir as intervenções psicopedagógicas nas dificuldades de produção de textos. Aborda a importância social e pessoal da comunicação, as mudanças metodológicas do ensino de escrita e a postura educadora na mediação do desenvolvimento da competência escritora. Com enfoque nas habilidades socioemocionais envolvidas no ato autoral, sugere diretrizes para um olhar psicopedagógico dos problemas de produção textual, para além do domínio estritamente linguístico do texto.

Palavras-chave : Ensino de escrita; Competência escritora; Intervenção psicopedagógica; Produção de texto; Dificuldades de escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License