SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Aspectos emocionais das dificuldades de produção de textoDesenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

NASSIFF, Ruth. Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a Psicopedagogia. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 60-83. ISSN 1415-6954.

Este artigo foi elaborado a partir da tese (Nassiff, 2013) sobre o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) como sintoma, não apenas de manifestações disfuncionais em crianças e adolescentes, para o que a neurociência contribui com os estudos psiconeurofisiológicos, mas, também, como sintoma social que aponta para dissintonias entre desenvolvimento das características subjetivas contemporâneas e as instituições que interagem na sociabilidade dos sujeitos. O que as instituições escola e família em suas configurações atuais produzem nos sujeitos de forma a justificar o diagnóstico do transtorno? Como pode ser vista a educação nesse processo? Como contribuir por meio da psicopedagogia em busca de articular melhor escola e família para a produção de subjetividades menos problemáticas? Como romper com crenças e paradigmas que vislumbram tão somente a medicalização como tratamento?

Palavras-chave : Transtorno do Déficit de Atenção; Sintoma; Escola; Família; Sujeito; Criança; Adolescente; Neurociência; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License