SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a PsicopedagogiaO questionário SNAP-IV como auxiliar psicopedagógico no diagnóstico PRELIMINAR do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

FERREIRA, Fabiana Ribas; CARVALHO, Maria Aparecida Gomes de  e  SENEM, Cleiton José. Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 84-98. ISSN 1415-6954.

O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido na área de psicologia escolar educacional, realizado em uma escola pública do interior de São Paulo. Seu objetivo é apresentar as experiências e ações desenvolvidas por meio de um projeto de intervenção cuja finalidade foi desenvolver habilidades sociais, com 30 alunos do 6º ano do ensino fundamental e seus professores. Foram realizados 10 encontros sistematizados, por meio de vivências e dinâmicas de grupo, acontecendo semanalmente, em dias e horários alternados, possuindo duração média de 50 minutos. Verificou-se que o desenvolvimento desse projeto possibilitou reflexões e mudanças de comportamento por parte dos participantes. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades sociais deve ocorrer durante todo processo de ensino, pois um repertório elaborado dessas habilidades é considerado indicador de ajustamento psicossocial, favorecendo o desenvolvimento saudável e contribuindo na competência acadêmica.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Intervenção; Desenvolvimento saudável; Psicologia escolar educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License