SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiênciaNivelamento de habilidades de leitura e escrita: um fazer pedagógico nas escolas públicas de ensino integral frente ao fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MARCON, Gabrielli Teresa Gadens; SARDAGNA, Helena Venites  e  SCHUSSLER, Dolores. O questionário SNAP-IV como auxiliar psicopedagógico no diagnóstico PRELIMINAR do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 99-118. ISSN 1415-6954.

Este é um trabalho de revisão bibliográfica com a função de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e cujo eixo metodológico tem foco na Intervenção psicopedagógica voltada ao diagnóstico dos problemas de aprendizagem relacionados aos sintomas do TDAH, através da utilização do questionário SNAP-IV por profissionais da área de educação. Ao longo do texto, foram consultadas obras de profissionais tanto da área da saúde, como da área da educação, a fim de se verificar as mais variadas opiniões acerca das principais características, sintomas, diagnósticos e tratamentos do TDAH. O objetivo do trabalho tratou de encontrar na literatura ferramentas diagnósticas que permitissem aos profissionais da educação realizar um pré-diagnóstico da possível presença desse transtorno em crianças ou jovens inseridos no contexto escolar. Em vista disso, o uso do questionário SNAP-IV como ferramenta coadjuvante no diagnóstico do TDAH, especialmente por parte dos psicopedagogos, é altamente recomendado, no sentido de tornar o diagnóstico dos sintomas desse transtorno o mais precoce possível, resultando numa intervenção clínica e psicopedagógica mais efetiva.

Palavras-chave : Transtornos psiquiátricos da infância; Transtornos de aprendizagem; Intervenção psicopedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License