SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25O questionário SNAP-IV como auxiliar psicopedagógico no diagnóstico PRELIMINAR do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)Aspectos cognitivos e morais do desenvolvimento infantil: investigação por meio de um conto de fadas em versão multimídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

MARTENS, Vera Márcia. Nivelamento de habilidades de leitura e escrita: um fazer pedagógico nas escolas públicas de ensino integral frente ao fracasso escolar. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 119-132. ISSN 1415-6954.

É muito frequente a queixa de professores a respeito da defasagem de habilidades básicas das competências leitora e escritora, que muitos alunos trazem consigo, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Essa defasagem pode ter diferentes causas e graves consequências, como levar ao fracasso escolar e problemas de aprendizagem, além de abalar a autoestima e o projeto de vida de uma pessoa. O presente artigo pretendeu discutir a dimensão pedagógica do fracasso escolar e refletir sobre como o Processo de Nivelamento desenvolvido em doze escolas públicas de São Paulo, que fazem parte do PEI (Programa Ensino Integral) pode ser considerado não apenas uma ação emergencial para combatê-lo, mas também uma ótima oportunidade para a escola se rever enquanto espaço de fato comprometido com a aprendizagem de todos os seus alunos.

Palavras-chave : Fracasso escolar; Defasagem de habilidades básicas em leitura e escrita; Nivelamento; Ensino [Aprendizagem].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License