SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Nivelamento de habilidades de leitura e escrita: um fazer pedagógico nas escolas públicas de ensino integral frente ao fracasso escolarInvestigação sobre estresse em crianças com dificuldade de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

SEABRA, Silvia Lorenzoni Perim  e  ROSSETTI, Claudia Broetto. Aspectos cognitivos e morais do desenvolvimento infantil: investigação por meio de um conto de fadas em versão multimídia. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 133-148. ISSN 1415-6954.

Os estudos sobre o desenvolvimento infantil em seus aspectos cognitivos e morais revelam-se recorrentes nas pesquisas com crianças e a perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget pressupõe que haja uma evolução de tais aspectos ao longo da infância. Nesta investigação a metodologia incluiu o conto de fadas que mostrou ser uma ferramenta que desperta o interesse das crianças, que se identificam e são capazes de se posicionar em relação ao conteúdo da história. Tal ferramenta caracteriza-se como maneira privilegiada de acessar as representações e explicações da realidade que crianças de diferentes idades possuem. Com o objetivo de estudar aspectos do desenvolvimento cognitivo e moral de crianças por meio do conto de fadas "João e Maria" em versão multimídia, o presente artigo teve como participantes 24 meninos e meninas de 6, 7, 10 e 11 anos de idade que após terem acesso ao conto de fadas, foram solicitados a reconstituir o conto e responderam a uma entrevista baseada no método clínico piagetiano. A ideia de empregar o conto de fadas como uma ferramenta de estudo do desenvolvimento infantil mostrou-se bastante interessante e válida, uma vez que as respostas oferecidas pelas crianças expressaram bem seu modo de raciocínio, denotaram sua organização mental e as ideias que têm do mundo. Os resultados relacionados aos aspectos cognitivos apontaram que a maior parte das crianças reconstituiu o conto dentro do modo Concreto (Souza, 1990), e em relação ao desenvolvimento moral a maioria das crianças apresenta um posicionamento mais heterônomo ao julgar as ações dos personagens. Tais resultados reforçaram a ideia Piagetiana de evolução do desenvolvimento cognitivo e moral ao longo da infância, permitiram investigar a estruturação do pensamento e da linguagem das crianças das idades estudadas, e abrem possibilidade de ampliação das idades pesquisadas e detalhamento da parte do estudo referente ao aspecto moral.

Palavras-chave : Contos de Fadas; Teoria Piagetiana; Infância; Cognição; Moralidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License