SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Aspectos cognitivos e morais do desenvolvimento infantil: investigação por meio de um conto de fadas em versão multimídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

GONCALVES, Lívia Caroline Souza; CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza  e  MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. Investigação sobre estresse em crianças com dificuldade de aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2016, vol.24, n.25, pp. 149-169. ISSN 1415-6954.

O estresse infantil é semelhante ao estresse do adulto, sendo as reações físicas e/ou psicológicas para as mudanças ou adaptações exigidas por um estressor. A escola é um ambiente que pode propiciar a manifestação deste estresse e durante o processo de aprendizagem, caso a criança apresente alguma dificuldade, esse estresse pode ser ainda mais evidente. Assim, este estudo objetivou investigar a manifestação de sintomas do estresse infantil em crianças com dificuldades de aprendizagem e como esse estresse é percebido por essas crianças. Foi aplicado um roteiro de entrevista para avaliação de estresse na criança em 06 escolares com dificuldade de aprendizagem e sem diagnóstico clínico de qualquer transtorno em uma escola pública da cidade de Vila Velha - ES. As entrevistas foram analisadas qualitativamente. Relatou-se uma prevalência de manifestação de sintomas psicológicos em detrimento dos físicos, mas ainda assim ambos foram evidentes, demonstrando sinais de estresse infantil nas crianças avaliadas. Este estudo pretende contribuir na indicação de possibilidades de novas pesquisas nessa temática ainda pouco explorada, a fim de propiciar o desenvolvimento de programas de intervenção para minimizar os efeitos do estresse infantil em decorrência do processo de aprendizagem, principalmente quando há alguma dificuldade.

Palavras-chave : Estresse; Escolares; Dificuldade de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License