SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número26A mensuração da afetividade em sala de aulaA relação do saber com o desejo de aprender: uma visão psicopedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

EFFGEM, Virginia; CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine  e  ROSSETTI, Claudia Broetto. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH - processo diagnóstico e práticas de tratamento. Constr. psicopedag. [online]. 2017, vol.25, n.26, pp. 34-45. ISSN 1415-6954.

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um problema grave de saúde mental, sendo necessário acompanhamento multidisciplinar no diagnóstico e no tratamento. Investigou-se a concepção de profissionais de saúde sobre o TDAH, e seus conhecimentos de práticas de avaliação e intervenção no transtorno. Participaram oito profissionais de saúde, sendo dois de cada área: Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Criou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para investigar a concepção de transtorno e conceituação de TDAH e os conhecimentos de práticas diagnósticas e de tratamento para o TDAH. Seguindo a proposta do Método Clínico Piagetiano, as respostas foram separadas em três categorias, Transtorno, TDAH e Práticas, havendo a criação de subcategorias para a última. Os dados indicaram um maior conhecimento sobre TDAH por parte dos profissionais da área de Psicologia e Medicina. De maneira geral os participantes ressaltaram a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico e tratamento em casos de TDAH.

Palavras-chave : Profissionais de saúde; TDAH; Diagnóstico; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License