SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número26A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH - processo diagnóstico e práticas de tratamento"Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o uso do conto na intervenção psicopedagógica infantil" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

AMARINS, Melina Blanco. A relação do saber com o desejo de aprender: uma visão psicopedagógica. Constr. psicopedag. [online]. 2017, vol.25, n.26, pp. 46-56. ISSN 1415-6954.

É observada em muitas situações no processo de aprendizagem do sujeito, uma ausência do desejo, diante de conteúdos relacionados a uma dificuldade de aprender. Em uma visão psicopedagógica, pode-se dizer que seu movimento desejante apresenta-se aprisionado impedindo que ele aprenda e se constitua como sujeito pensante. O objetivo deste artigo é de compreender a relação entre conhecimento, saber, desejo e suas vicissitudes a partir de uma visão psicopedagógica, na qual o sujeito é visto em sua singularidade. Esse artigo sustenta-se em Piaget para a compreensão do processo cognoscente do sujeito em sua aprendizagem; em Freud, psicanálise, na compreensão do movimento desejante do sujeito; e por fim em Sara Pain e Alicia Fernandez, a fim de discutir sobre o processo de aprendizagem em uma visão psicopedagógica.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Desejo; Aprendizagem; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License