SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número26"Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o uso do conto na intervenção psicopedagógica infantil" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Resumo

ABED, Carolina Zuppo  e  AYUB, Daniel Coutinho. O papel da volição no ensino de produção de texto: uma análise da percepção discente. Constr. psicopedag. [online]. 2017, vol.25, n.26, pp. 70-82. ISSN 1415-6954.

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre uma metodologia de ensino de redação calcada na visão do aluno enquanto autor e no uso de recursos lúdicos e atividades de grupo em sala de aula. Partindo da percepção dos alunos, pretendeu-se analisar se, utilizando-se desses recursos, conseguiu-se estimular o desejo em atividades de produção de texto e se seria possível estabelecer uma relação entre esse desejo e o desempenho na escrita. A pesquisadora lecionou, durante um ano, a disciplina Técnicas de Redação para turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, estabelecendo um plano de ensino de acordo com paradigmas psicopedagógicos, tendo o viés lúdico como elemento centralizador das práticas docentes. Ao final do ano, aplicou um questionário sobre as aulas e atividades desenvolvidas. Este artigo apresenta alguns resultados dessa pesquisa, bem como hipóteses levantadas a partir da análise dos dados.

Palavras-chave : Ensino de escrita; Produção de texto; Recursos lúdicos; Volição; Motivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License