SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue27Family and school participation in youth educationThe influence of respiration in the learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

WEISSMANN, Lisette. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Constr. psicopedag. [online]. 2018, vol.26, n.27, pp. 21-36. ISSN 1415-6954.

Deparamo-nos com um mundo que parece ter expandido os limites de sua geografia, marcado pela tecnologia e a globalização, tendendo para a fantasia de vivermos em um mundo global estruturado como um todo, sem limites de fronteiras que diferenciem países, populações ou culturas. A partir das migrações atuais trabalhamos com os conceitos de multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade. Os termos indicam diversas modalidades de migrar e o trabalho desenvolvido, no país de acolhida, pelos profissionais que os acolhem. Esta pesquisa teórica psicanalítica faz uso de conceitos acunhados por outras ciências humanas (sociologia, geografia, antropologia), para nos auxiliar na definição e compreensão do sujeito atual do século XXI. A discussão baseia-se na Psicanálise das Configurações Vinculares. Essa pesquisa não só caracteriza o migrante, mas apresenta um escopo mais abrangente, já que pretende definir o sujeito da contemporaneidade. Escolhemos o conceito de interculturalidade como aquele que melhor permite descrever o sujeito contemporâneo do século XXI.

Keywords : Migrações; Multiculturalidade; Transculturalidade; Interculturalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License