SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número27Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidadeDesafiando crianças a pensar: intervenção com jogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

MARQUES, Patrícia de Souza  e  FAGALI, Prof. Dra. Eloisa Quadros. A influência da respiração no processo de aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2018, vol.26, n.27, pp. 37-52. ISSN 1415-6954.

Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Essa pesquisa tem como objetivo esclarecer as consequências que um respirador bucal (indivíduo que respira pela boca) pode apresentar no processo de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Bem como a importância de diagnosticar um respirador bucal logo nos primeiros anos de vida. Para tanto traz estudos sobre as características de uma criança ‎que respira pela boca, permitindo assim que psicopedagogos tenham condições de identificar tais casos em seus atendimentos e a partir daí analisar se a respiração pode ser uma das causas para as queixas de dificuldades de aprendizagem identificada. Com esses conhecimentos, o profissional terá condições de orientar melhor as famílias e as escolas na busca de um tratamento específico, bem como entender melhor as necessidades e dificuldades da criança em atendimento psicopedagógico.

Palavras-chave : Respirador Bucal; Aprendizagem; Dificuldades; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License