SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número27A influência da respiração no processo de aprendizagemO conto utilizado como ferramenta psicopedagógica: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

SOUZA, Maria Thereza C. de; PETTY, Ana Lucia; KUNSCH, Clarice  e  SANTOS, Regiane J.. Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos. Constr. psicopedag. [online]. 2018, vol.26, n.27, pp. 53-69. ISSN 1415-6954.

O objetivo do estudo foi analisar procedimentos e atitudes de crianças do Ensino Fundamental I ao jogarem e resolverem situações-problema, num contexto que promove desenvolvimento e aprendizagem, durante o primeiro semestre do programa de intervenção com oficinas de jogos do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) no Instituto de Psicologia da USP. A pesquisa buscou saber como as crianças chegam ao LEDA quanto ao modo de enfrentar desafios, assim como identificar as atitudes e mudanças de procedimentos ao longo do semestre. O método consistiu na coleta e análise de informações sobre dez crianças a partir da aplicação de dois protocolos de registro (sobre o jogar e as atitudes). Os resultados mostraram que: (1) as crianças se diferenciam inicialmente quanto aos recursos que mobilizam e as necessidades manifestadas; (2) a principal característica do primeiro semestre são as oscilações em procedimentos e atitudes, devidas às intervenções que geram desequilíbrios cognitivos e afetivos, com consequente autorregulação das crianças. Pode-se concluir que o primeiro semestre do programa ao promover desequilíbrios, favoreceu a tomada de consciência das dificuldades e a mobilização de recursos para enfrentá-las, expressados pelas oscilações no jogar e nas dimensões atitudinais relativas a tempo e convivência. Análises referentes aos outros dois semestres do programa de intervenção poderão trazer novos esclarecimentos sobre os benefícios ao desenvolvimento e à aprendizagem dos participantes, bem como poderão fortalecer as discussões ora realizadas.

Palavras-chave : intervenção com jogos; crianças; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License