SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número27Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

FERREIRA, Adriana Greco Marega. O conto utilizado como ferramenta psicopedagógica: um relato de experiência. Constr. psicopedag. [online]. 2018, vol.26, n.27, pp. 70-86. ISSN 1415-6954.

Este artigo busca explorar teoricamente, sob o olhar da Psicologia Analítica, porque os contos fazem sentido para os seres humanos, como eles nos ajudam a modificar comportamentos e demonstrar por meio de um relato de experiência, como um conto pode facilitar a diminuição da resistência diante de processos de aprendizagem. Destina-se também a produzir conhecimento sobre o uso de contos como ferramenta para atendimentos psicopedagógicos de crianças. O sintoma-problema de aprendizagem pode levar uma criança a resistir aos processos de aprendizagem, como uma possibilidade frente às angústias, às frustrações que acompanham o acesso ao conhecimento. O conto se apresenta, nessa experiência relatada, como importante ferramenta para diminuir a resistência, ao facilitar o surgimento de conteúdos arquetípicos, como os da sombra e a expressão simbólica destas forças inconscientes. Por meio do diálogo com estas representações simbólicas na relação terapeuta e paciente, o conto e sua expressão possibilita que o sintoma da não aprendizagem possa ser compreendido e atenuado. Pode-se concluir que o trabalho com o simbólico é um caminho para a diminuição da resistência frente a processos de aprendizagem e que o conto pode ser uma ferramenta muito útil em atendimentos psicopedagógicos.

Palavras-chave : Psicopedagogia Clínica; Dificuldade de Aprendizagem; Resistência; Contos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License