SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue28Between showing and saying: considerations about the task in children's clinical diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

MARQUES, Patrícia de Souza. TDAH Ou Síndrome do Respirador Bucal?. Constr. psicopedag. [online]. 2019, vol.27, n.28, pp. 19-25. ISSN 1415-6954.

Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles a dificuldade de aprendizagem, devido à falta de atenção e concentração, característica também de crianças com TDAH. A criança que respira pela boca pode apresentar alterações faciais, posturais, na fala, interferências no sono, ter a alimentação prejudicada, baixo rendimento escolar, pouca disposição para esporte e baixa autoestima. O objetivo do artigo é ampliar os conhecimentos sobre o que é a "Síndrome do Respirador Bucal" e as consequências do hábito na fase escolar, principalmente na leitura e escrita. Como discussão traz a importância de conhecer mais sobre as características da criança que respira pela boca, bem como as possíveis consequências de uma respiração incorreta. Com esses conhecimentos aprofundados, poderemos analisar de forma mais eficaz se a criança tem características de TDAH ou da "Síndrome do Respirador Bucal" e a partir daí orientar de forma adequada as famílias e equipe escolar, na busca de um tratamento específico as necessidades da criança. O método escolhido foi o de revisão sistemática de literatura, nas bases de dados eletrônicas SciELO e PubMed, incluindo estratégias de busca de artigos e critérios de elegibilidade. Como considerações finais enfatiza-se que o tema proposto é de grande relevância, com implicações para a prática, para a pesquisa e com necessidade de ampla discussão nas áreas da saúde e educação.

Keywords : respirador bucal; dificuldade de aprendizagem; TDAH; escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License