SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número28Assembleias dramatizadas e formação de grupo relatos de experiências com alunos de 2ºs e 3ºs anos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

SOUZA, Olga Maria de  e  FAGALI, Eloisa Quadros. Recortes de um projeto psicopedagógico transdisciplinar em sala de aula mediado por recursos arteterapêuticos e diálogos com diferentes estilos cognitivo-socioafetivos. Constr. psicopedag. [online]. 2019, vol.27, n.28, pp. 69-83. ISSN 1415-6954.

Este artigo traz recortes de uma pesquisa sobre o processo de aprender e de ensinar em sala de aula, apresentada em uma monografia de Psicopedagogia durante o curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. A pesquisa teve como objetivo aplicar e avaliar um projeto de ensino e aprendizagem, de natureza inter e transdisciplinar, desenvolvido em sala de aula com crianças de 7 a 8 anos, matriculadas no terceiro ano de uma escola particular da cidade de São Paulo. Os recursos psicopedagógicos e arteterapêuticos foram aplicados pelo professor, utilizando elementos lúdicos, recursos arteterapêuticos e contos, explorando as relações afetivas entre crianças e professor, as autopercepções das crianças e o desenvolvimento da linguagem não-verbal e verbal, integrada ao pensamento e à expressão criativa. O planejamento e as análises das práticas fundamentaram-se nas concepções sobre projeto integrativo transdisciplinar, nos pensamentos teóricos de Vigotsky, Wallon, Carl Jung e Fagali - que apresentam diferentes formas de aprender utilizando as relações afetivas - e as diferentes formas de pensar, criar, imaginar e sentir, reveladas nos diferentes estilos cognitivo-socioafetivos de aprendizes e professores.

Palavras-chave : Ensino-aprendizagem; Transdisciplinaridade; Afetividade; Estilos cognitivo-socioafetivos; Arteterapia; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License