SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue29Family context of children with disabilitiesWhat do you know about coral reefs?: A psychopedagogical study on the thematic of the environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

RESENA, Priscila Veridiana de Barros Silveira; CHIQUETTI, Eloá Maria dos Santos; SANADA, Luciana Sayuri  and  SILVA, Morgana Duarte da. Impacto da estimulação sensório-motoras no desenvolvimento infantil. Constr. psicopedag. [online]. 2020, vol.28, n.29, pp. 21-32. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2020/v28n29a07.

O objetivo do estudo foi verificar o efeito de atividades sensório-motoras realizadas com crianças pré-escolares sem diagnóstico de déficits cognitivos, sobre o desenvolvimento infantil. Esse estudo foi experimental com amostra intencional, composto por crianças de 36 a 50 meses de vida. As crianças foram divididas em grupo controle (G1) - que não recebeu estimulação motora e grupo experimental (G2) - que realizou atividades do protocolo sensório motor. Utilizou-se um questionário para os pais para caracterização da amostra e a aplicação da EDM (Escala de Desenvolvimento Motor) com as crianças. A avaliação do desenvolvimento motor com a EDM foi realizada por um avaliador treinado e cegado. A estimulação sensório-motora foi realizada na escola, no período letivo, por 3 meses. Para análise estatística foram realizados o teste de Wilcoxon para a comparação da avaliação inicial e final; e o Teste de Mann-Whitney para a comparação entre os grupos. O nível de significância foi considerado p<0,05. No questionário verificou-se que os grupos apresentavam características similares quanto ao tempo disponível para brincadeiras com eletrônicos, ao ar livre e com outras crianças. Tanto as crianças do G1 como do G2 apresentaram melhora na idade motora, bem como no quociente motor geral da EDM após 3 meses. No entanto, as crianças do G2 apresentaram uma melhora significativa comparadas as crianças do G1 nos aspectos: idade motora geral; idade positiva; quociente motor geral; motricidade fina; motricidade global e equilíbrio. Portanto, a estimulação sensório-motora utilizada no ambiente escolar proporcionou melhora do desenvolvimento motor das crianças de 36 a 50 meses de vida.

Keywords : Criança; Desenvolvimento Infantil; Atividades sensório-motoras; Saúde Escolar; Educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License