SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue29Impact of sensory-motor interventions on child developmentInstitutional psychopedagogical diagnosis: The exercise of the look on the institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

PESSOA, Viviany Silva Araújo et al. O que você sabe sobre os recifes de coral?: Um estudo psicopedagógico com tema ambiental. Constr. psicopedag. [online]. 2020, vol.28, n.29, pp. 33-46. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/cp2020/v28n29a03.

A urgência de promover conscientização para condutas de cuidado ambiental frente aos recifes de coral motivou o presente estudo, baseado nos fundamentos socioambientais e psicopedagógicos, de caráter interdisciplinar, que foca nas condições de saúde dos corais, já que esses possuem funções únicas para o equilíbrio ecológico e bem-estar humano; ao mesmo tempo que se mostram cada vez mais vulneráveis aos impactos do turismo. Mas, o que os agentes de turismo sabem acerca dos recifes de coral? No sentido de organizar intervenções de educação ambiental, partindo do conhecimento prévio desse grupo, traçou-se como objetivo geral analisar o conhecimento acerca dos recifes de coral que os agentes de turismo possuem. Para tanto, foi delineado um estudo com metodologia qualitativa, contando com 22 agentes de turismo da cidade de João Pessoa-PB, com idades variando de 18 a 68 anos (M=37,5; DP=14,34), sendo a maioria do sexo masculino (77,3%). Os participantes responderam um questionário contemplando instrumentos referentes às Redes Semânticas Naturais (RSN) e questões sociodemográficas. Os resultados das RSN indicaram conhecimentos estruturados semanticamente por conteúdos com significados psicológicos positivos, sugerido que o conhecimento prévio compartilhado dos agentes de turismo apresenta uma compreensão adequada à noção de sustentabilidade. A discussão considera os achados como indicadores confiáveis para propostas de educação ambiental. As considerações finais destacam elementos contribuintes do estudo, assim como limitações associadas a ele e propostas para aprendizagens futuras.

Keywords : Recifes de coral; conhecimento ambiental; educação Ambiental; redes semânticas naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License