SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número29A atuaçâo do psicopedagogo com a criança com transtorno do espectro autistaEnsino e aprendizagem da leitura e da escrita à luz de contribuições da Teoria Walloniana: Construção de possibilidades psicopedagógicas no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

DIAFERIA, Celina; FIGUEIREDO, Luis Cláudio  e  RIBEIRO, Marina F R. Sobre o potencial transformador da experiência com a literatura junto a adolescentes no contexto escolar. Constr. psicopedag. [online]. 2020, vol.28, n.29, pp. 71-83. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2020/v28n29a05.

A leitura, a escrita e as artes podem vir a proporcionar transformações da experiência do self, ampliando as possibilidades de interpretação da realidade, que se torna mais diversa, rica e complexa. Este artigo apresenta um trabalho na interface da literatura com a psicanálise de D. W. Winnicott, tendo ainda como referência ideias de Marion Milner. De modo a compreender como se dá o processo de elaboração da experiência vivida por meio da leitura mediada e criação de textos ficcionais, foram selecionados alguns episódios vividos junto a alunos de treze e quatorze anos na escola. A partir da apresentação de objetos culturais em propostas com a leitura e a escrita, o educador cria um ambiente de confiança, favorável ao gesto criativo dos jovens. Algumas experiências vividas junto a adolescentes no contexto escolar permitem ao leitor ver como as angústias podem ser elaboradas em produções criativas, desde que sejam ofertados aos jovens meios maleáveis aos quais eles possam imprimir seu estilo pessoal e pelos quais possam expressar sua singularidade.

Palavras-chave : literatura; psicanálise; teoria geral do cuidado; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License