SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue29On the transforming potential of the experience with literature with adolescents in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

CARVALHO, Silvia Aparecida Santos de. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita à luz de contribuições da Teoria Walloniana: Construção de possibilidades psicopedagógicas no contexto escolar. Constr. psicopedag. [online]. 2020, vol.28, n.29, pp. 84-96. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2020/v28n29a04.

A presente elaboração tem por objetivo apresentar a pertinência da teoria de Henri Wallon para o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Será realizado um movimento de recuperação de processos de ensino e de aprendizagem vivenciados pela autora, que na ocasião era professora de um grupo de alunos em processo de alfabetização. Na análise aqui empreendida, desses processos de ensino e de aprendizagem serão destacadas práticas psicopedagógicas vivenciadas no contexto escolar que objetivaram a superação de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais da escolarização.

Keywords : Dificuldades de Aprendizagem; Leitura e Escrita; Henry Wallon.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License