SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número30Crianças com deficiência e aprendizagem de línguas estrangeiras: contribuições e reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

KUNSCH, Clarice; SOUZA, Maria Thereza C. C. de  e  PETTY, Ana Lucia. Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos por três semestres. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.29, n.30, pp. 6-27. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v29n30a02.

Este estudo investigou o terceiro semestre de um programa de intervenções com jogos, visando analisar registros sobre procedimentos e atitudes de crianças do Fundamental I com dificuldades escolares. O método consistiu na análise de informações registradas em dois protocolos. Os resultados mostraram que: (1) houve estabilização em escores mais altos no jogar; (2) ocorreu disposição para avaliar o desempenho, mesmo nos casos em que oscilações ainda se manifestaram no contexto do jogo; (3) notou-se predomínio de escores de média e alta qualidade em tempo, o que favoreceu o enfrentamento das dificuldades em convivências, que também registrou escores mais altos; e (4) todos terminaram em diferentes níveis de reequilibração das estratégias de ação, com progressos e boas condições de receber alta. Concluindo, as atividades deste semestre ampliaram a tomada de consciência e permitiram estabilização dos procedimentos para jogar e das atitudes, favorecendo a autonomia e a superação das dificuldades anteriores.

Palavras-chave : intervenção; jogos; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License