SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número30Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos por três semestresIntervenção psicopedagógica no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

ESPER, Marcos Venicio. Crianças com deficiência e aprendizagem de línguas estrangeiras: contribuições e reflexões. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.29, n.30, pp. 28-36. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v29n30a07.

Este ensaio teórico-reflexivo propõe discutir e refletir acerca de crianças com deficiência aprenderem uma língua estrangeira. Deve-se lembrar de que pessoas com deficiência podem apresentar tempos diferentes para elaboração da mensagem e, os receptores - familiares, amigos, escola, profissionais da saúde - devem estar, minimamente, preparados para a decodificação e interpretação. Familiares, profissionais das áreas da educação e da saúde devem ser tradutores dos contextos individuais e subjetivos de jovens com deficiência, quando necessário. O estudo de uma língua estrangeira é uma ferramenta importante não só para fim acadêmico, mas pode trazer benefícios cognitivos, assimilar diferentes culturas, desenvolvimento da memória, habilidades e competências. Para que isso ocorra é preciso pensar na comunicação da família alinhada com a escola e, a escola, por sua vez, alinhada com o jovem. A escola não é importante apenas para a socialização do aluno com deficiência, mas, sobretudo, para a sua constituição como sujeito.

Palabras clave : Língua Estrangeira; Linguagem; Inclusão; Pessoas com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License