SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número30As contribuições do pensamento walloniano em intervenções psicopedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

VASCONCELLOS, Ana Celina Aquino; VIEIRA, Cinthia Peixoto  e  GOLDSZTAJN, Danielle. A constituição do sujeito e sua história de vida: ampliando o olhar na prática psicopedagógica. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.29, n.30, pp. 58-68. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/cp2021/v29n30a01.

Este artigo tem como objetivo destacar a sessão de anamnese, articulando-a com a metodologia IRDI, idealizada e conduzida pela psicanalista Maria Cristina Kupfer, que apresenta como um dos eixos de sua pesquisa a suposição do sujeito, importante pilar que sustenta a construção da subjetividade da criança. Sabemos que esta etapa dá corpo ao diagnóstico psicopedagógico e nos permite refletir sobre sua história de vida. Como acreditamos ser relevante compreender como a criança se vê e vê o mundo a partir do que se fala sobre e com ela, justifica-se, portanto, a proposta explicitada no título deste trabalho.

Palavras-chave : Ser cognoscente; Eu cognoscente; Sujeito; Subjetividade; Anamnese.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License