SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número30A constituição do sujeito e sua história de vida: ampliando o olhar na prática psicopedagógicaO fazer arteterapêutico como abordagem de intervenção psicopedagógica desenvolvido com uma criança afetada por inibição cognitiva: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

DAMACENO, Tharcila. As contribuições do pensamento walloniano em intervenções psicopedagógicas. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.29, n.30, pp. 69-78. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v29n30a03.

Este artigo tem por objetivo reunir os principais aspectos do pensamento walloniano acerca do desenvolvimento humano a fim de constituir um diálogo com a prática psicopedagógica. Inicialmente, busca-se explicitar a centralidade da dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem, pressuposto que é fundamentado a partir dos cinco estágios do desenvolvimento, caracterizados por Wallon como etapas que apontam o caráter dialético e não-linear da aprendizagem a ser considerado pela Psicopedagogia. À luz do pensamento walloniano, aborda-se a motricidade e emoção como componentes relevantes do trabalho psicopedagógico. Faz-se também uma breve contextualização histórica sobre os dilemas atuais enfrentados no campo da Educação.

Palavras-chave : pensamento walloniano; Psicopedagogia; processo de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License