SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia covid-19: educação e saúde mentalPsicopedagogia e educação: desafios para a saúde emocional dos educadores, potencial criativo e o ensino possível em tempos pandêmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

PITOMBO, Elisa Maria  e  MADI, Sonia. Família no processo de alfabetização. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp. 19-26. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a02.

O presente trabalho fornece um relato da experiência do Letra Móvel3 durante os anos de 2020 e 2021.Crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona leste de São Paulo foram atendidas por vídeo chamadas por alfabetizadoras com a colaboração das famílias, eixo fundamental do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho refletimos sobre os deslocamentos necessários para que a casa e as relações familiares abrissem espaço, dedicassem tempo e se reorganizassem para possibilitar a continuidade da aprendizagem de seus filhos. Desenvolvemos interações, estratégias e didáticas que garantissem a presença da escrita com função social com sentido para as crianças e famílias. A sintonia com as necessidades e interesses das crianças, a escuta e os diálogos com as famílias, a reflexão contínua entre as alfabetizadoras foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave : família; alfabetização; letramento; ensino remoto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License