SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Psicopedagogia e psicomotricidade: contribuições ao professor alfabetizador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

PETTY, Ana Lucia; KUNSCH, Clarice  e  SOUZA, Maria Thereza C. C. de. Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos e processos de desenvolvimento. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp. 36-53. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a05.

O objetivo foi analisar documentos referentes a registros de procedimentos e dimensões atitudinais de crianças que frequentaram o segundo semestre de um programa de intervenção com oficinas de jogos. A pesquisa buscou investigar se os procedimentos de estratégias melhoraram em qualidade, bem como se as dimensões atitudinais relacionadas a tempo e convivência manifestaram progressos, em virtude dos processos de autorregulação, tomada de consciência e funções executivas. O método consistiu na análise de informações sobre dez crianças, uma a uma, a partir de dois protocolos de registro (sobre o jogar e as atitudes). Os resultados mostraram que: (1) as crianças apresentaram escores altos (3 ou 4) quanto aos procedimentos; (2) houve melhora em alguns quesitos relativos a tempo e convivência I (consigo mesmo); e (3) em convivência II (com os outros) ainda ocorrem os escores mais baixos, indicando necessidade de novas intervenções. O estudo levou à conclusão de que as intervenções do segundo semestre promoveram desequilíbrios que geraram a ampliação da tomada de consciência sobre as dificuldades e, simultaneamente, o fortalecimento da mobilização de recursos para enfrentá-las. Trata-se de um semestre que gera mudanças para escores mais altos e anuncia as que serão consolidadas no terceiro e último semestre do programa.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Intervenção com Jogos; Tomada de Consciência; Processos de Autorregulação; Funções Executivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License