SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Psicopedagogia e psicomotricidade: contribuições ao professor alfabetizadorContribuições da relação professor-aluno no cuidado à saúde mental de estudantes: revisão da literatura de 2015 a 2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

ESPER, Marcos Venicio; POLITA, Naiara Barros; ARAUJO, Jeferson Santos  y  NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Aspectos socioculturais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na infância. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp. 69-81. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a04.

Por meio de um ensaio de caráter teórico-reflexivo, procurou-se identificar os aspectos socioculturais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Com a finalidade de explorar as distintas concepções do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e discutir elementos capazes de favorecer sua compreensão, na expectativa de contribuir para melhor desempenho dos profissionais da educação e da saúde no manejo das questões sociais e culturais. Desde o conceito de instabilidade mental ao campo moderno da genética e as diferentes culturas, a criança que apresenta comportamento hiperativo e perturbador é, geralmente, conduta considerada inaceitável pelos adultos e profissionais da saúde e educação, o que pode comprometer o diagnóstico e o tratamento. À luz dessas considerações, evidencia-se a relevância de sempre analisar e refletir o lado adulto impondo regras e limites, e o lado da criança vivendo sua essência infante.

Palabras clave : Infância; Criança; TDA/H; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License