SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Aspectos socioculturais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na infânciaO ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

SANTOS, Maria Manuela dos  y  GONDIM, Liberalina Santos de Souza. Contribuições da relação professor-aluno no cuidado à saúde mental de estudantes: revisão da literatura de 2015 a 2020. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp. 82-100. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a06.

O presente artigo trata-se de uma revisão integrativa da literatura de 2015 a 2020 sobre as contribuições da relação professor-aluno no cuidado a saúde mental de estudantes. Teve como objetivo geral revisar a literatura de 2015 a 2020 sobre a importância da relação professor-aluno no cuidado ao sofrimento psíquico infanto-juvenil, e como objetivos específicos: descrever com base na literatura as estratégias utilizadas por professores para lidar com demandas de sofrimento psíquico advindas de alunos; e sintetizar os achados da literatura sobre os impactos das demandas dos alunos na saúde mental do educador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisou 21 artigos obtidos por meio das seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal periódico Capes e Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Os resultados foram organizados em três eixos temáticos: estratégias utilizadas pelos educadores para lidar com o sofrimento psíquico dos alunos; relação professor - aluno como suporte na promoção de saúde mental do aluno; e fatores existentes no contexto escolar que influenciam na saúde mental dos professores. Os resultados demonstraram a importância da relação professor-aluno nos cuidados com o educando em sofrimento psíquico, porém as estratégias utilizadas pelos professores no suporte e cuidado são, em geral, baseadas no senso comum, de modo que lidar com as demandas de sofrimento dos estudantes pode gerar risco de adoecimento docente.

Palabras clave : Saúde mental; Professor; Aluno; Sofrimento Psíquico; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License