SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Contribuições da relação professor-aluno no cuidado à saúde mental de estudantes: revisão da literatura de 2015 a 2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

RASMUSSEN, Fernanda de Souza Machado; SILVA, Rosemeire da Costa  y  NEIX, Carine da Silva Vieira. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp. 101-112. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a08.

O trabalho com o ensino estruturado não faz parte de um outro currículo a ser utilizado em sala, mas sim da adequação e adaptação para torná-lo mais flexível, ajustando-o às necessidades do aluno autista. É possível alfabetizar uma pessoa autista desde que o professor dê um suporte para esse aprendizado, podendo ser necessário atendimento individual com uma prática flexível e recursos didáticos alternativos, adaptações tanto no ambiente quanto dos materiais, atividades e comportamento e supervisão de um psicopedagogo. Portanto, este trabalho mostra a importância da conscientização dos docentes sobre a adequação do currículo e a utilização de materiais estruturados para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que o aluno compreenda a atividade de uma forma lúdica e dinâmica, facilitando o aprendizado. Além de apontar para a importância do ensino estruturado e para a organização do ambiente e dos materiais, faz-se necessário compreender o funcionamento do pensamento do aluno autista ajustando suas necessidades ao seu estilo de aprendizagem, com no desenvolvimento de habilidades, para garantir a estruturação e organização dos pensamentos, que facilitarão o aprendizado do aluno com TEA.

Palabras clave : Autismo; Atividades estruturadas; Ensino estruturado; Educação especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License