SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número32A concepção de professores do ensino fundamental nos anos iniciais e finais sobre dislexia: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

ROSA, Maiandra Pavanello da; BRIDI, Fabiane Romano de Souza  e  BRIDI FILHO, César Augusto Nunes. Crianças em situação de institucionalização e o rompimento dos vínculos afetivos: repercussões para a aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2022, vol.31, n.32, pp. 52-66. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v31n32a08.

Este artigo problematiza a possível relação entre a institucionalização de crianças e adolescentes com as dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo principal conhecer as possíveis relações entre a vivência de institucionalização e as dificuldades de aprendizagem, analisando os fatores que podem vir a interferir no processo de aprender de alunos que vivenciam tal experiência. Se trata de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, construída a partir do aporte teórico que tange sobre a temática da institucionalização, rompimento dos vínculos afetivos entre crianças e suas famílias e os efeitos deste afastamento, principalmente relacionados à aprendizagem. A análise foi realizada a partir de artigos publicados sobre a temática, a com base nas lentes teóricas de Bowlby (1984; 1990; 1997; 2002), Winnicott (1983; 1993; 1999; 2001) e Fernández (1991; 2001). A partir destes autores é possível compreender a importância das relações iniciais da criança com seus cuidadores para o estabelecimento e manutenção de vínculos afetivos saudáveis e seguros, os quais são importantes para a aprendizagem. Como possíveis leituras compreende-se que crianças institucionalizadas podem vir a apresentar rendimento escolar mais baixo do que crianças que convivem com as suas famílias. Apesar das relações realizadas neste estudo, compreende-se não ser regra e tampouco ser diretamente relacionada a institucionalização com as dificuldades de aprendizagem. Observou-se uma escassez de pesquisas referentes às relações entre estes aspectos.

Palavras-chave : Abrigamento; Dificuldades de Aprendizagem; Relação afetiva; Vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License