SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número32A concepção de professores do ensino fundamental nos anos iniciais e finais sobre dislexia: um estudo de casoEnsino médio, adolescência e o direito à indefinição profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Construção psicopedagógica

versión impresa ISSN 1415-6954versión On-line ISSN 2175-3474

Resumen

ESPER, Marcos Venicio; BESSAOUD-ALONSO, Patrícia  y  CASTANHEIRA, Lucila Nascimento. Educação integral, tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva. Constr. psicopedag. [online]. 2022, vol.31, n.32, pp. 79-89. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v31n3210.

A educação integral torna-se inclusiva porque contribui para o reconhecimento e a singularidade do aluno com deficiência, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas, de maneira equânime. A educação integral, na perspectiva da educação inclusiva, deve alinhar às demandas do século XXI, as quais o foco e a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis, consigo mesmos e com o mundo, podem ter como grande aliada as tecnologias de informação e comunicação. Uma escola comprometida com a equidade, inclusão e sustentabilidade é, portanto, uma escola desejável para lidar com os desafios do século atual. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, descritiva e bibliográfica, o presente trabalho permitiu indicar aspectos relevantes sobre o tema. Concernente à utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, vale ressaltar que muitas escolas ainda possuem dificuldades quanto ao acesso e, mesmo com tais dificuldades, assevera-se que as tecnologias de informação e comunicação são ferramentas realmente importantes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. A aplicação das tecnologias de informação e comunicação como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e de inclusão de alunos com deficiência nas redes de ensino pode cativar o interesse dos estudantes, propiciando um aumento na cooperação, potencializando a criatividade e acesso a uma variedade de materiais pedagógicos e de novas possibilidades de estudo.

Palabras clave : Educação Integral; Educação Inclusiva; Tecnologias de informação e comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License