SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número33Vivência de mães universitárias do ISB/UFAMETecnologia e adolescência: influência nas relações interpessoais e na construção de identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

D'AURIA-TARDELI, Denise; PRALON, Eliane Queiroz Cunha  e  COELHO, Patrícia Margarida. Base nacional comum curricular (BNCC) e as competências sócioafetivas: uma revisão bibliográfica. Constr. psicopedag. [online]. 2022, vol.32, n.33, pp. 77-89. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/CP2022/v32n33a02.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, documento governamental aprovado em 22 de dezembro de 2017, o CNE apresenta a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui, orienta e destaca a afetividade nas relações e a convivência como aspectos importantes para a aprendizagem. Na presente pesquisa, fazemos uma reflexão das competências socioafetivas, a partir de sua proposta na BNCC. Para isso, partimos de três objetivos, bem claros e definidos: (i) contextualizar a implantação da BNCC; (ii) compreender como a BNCC explicita as competências socioemocionais; e (iii) avaliar como as competências socioafetivas no ambiente escolar possibilitam a aprendizagem. O corpus do nosso trabalho será a Base Nacional Comum Curricular no âmbito das competências socioemocionais. A metodologia utilizada é bibliográfica (GIL, 2002). O que justifica a nossa pesquisa são os dados apresentados pelo Pisa 2018 com o relato de que um ambiente pouco receptivo afeta consideravelmente o desempenho cognitivo dos estudantes. Nosso arcabouço se fundamenta em autores que pensam as questões afetivas dentro do processo da aprendizagem, como Moreno e Sastre (2003), e Goleman (1995). O problema de pesquisa que direciona este trabalho é: quais as competências socioafetivas indicadas na BNCC? A hipótese que sustenta este trabalho é de que quando as competências socioemocionais são desenvolvidas em sala de aula os alunos têm um melhor desenvolvimento cognitivo e afetivo. A metodologia utilizada é bibliográfica (GIL, 2002). Os resultados alcançados evidenciam que o desenvolvimento cognitivo está inteiramente ligado às questões socioafetivas e que quando trabalhadas de forma conjunta no ambiente escolar apresentam excelentes resultados tanto para o docente quanto para o discente.

Palavras-chave : BNCC; Competência Socioafetiva; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License