SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número34O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA COMPREENSÃO/MEDIAÇÃO DAS INTOXICAÇÕES TECNOLÓGICASOFICINAS DE JOGOS ON-LINE: ALCANCES E LIMITES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

GALVAO, Joice Kelly de Andrade  e  MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL COGNITIVO NA SÍNDROME DE TURNER. Constr. psicopedag. [online]. 2023, vol.33, n.34, pp. 16-26.  Epub 08-Mar-2024. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/cp2023/v33n34a03.

A síndrome de Turner se caracteriza pela deleção total ou parcial do segundo cromossomo sexual feminino. A maioria das meninas não tem atraso cognitivo, mas são frequentes as dificuldades específicas de aprendizagem da matemática. Sendo assim, o presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso, que tem como objetivo caracterizar o perfil cognitivo de uma menina de 13 anos com ST a partir de uma avaliação neuropsicológica e discutir como a investigação de domínios e fraquezas direcionam a elaboração de programas de intervenção que visem trabalhar déficits cognitivos específicos da ST. Os resultados revelaram déficits significativos no desempenho em aritmética e nas habilidades de memória operacional, percepção visual e flexibilidade mental. Estas habilidades parecem estar diretamente ligadas a aprendizagem da matemática, pois permitem a manipulação mental de várias informações simultaneamente, o reconhecimento de diferentes soluções para o mesmo problema e a compreensão de informações que se tornam mais complexas.

Palavras-chave : Síndrome de Turner; Perfil cognitivo; Avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )