SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue34NEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENT TO CHARACTERIZATION OF COGNITIVE PROFILE IN TURNER SYNDROMEBULLYING: COMPARATIVE STUDY OF PERCEPTIONS OF SCHOOLCHILDREN, TEACHERS AND ADMINISTRATIVE TECHNICIANS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Abstract

MONTEIRO, Tamires Alves; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de; PETTY, Ana Lúcia  and  CARRACEDO, Valquiria. OFICINAS DE JOGOS ON-LINE: ALCANCES E LIMITES. Constr. psicopedag. [online]. 2023, vol.33, n.34, pp. 27-43.  Epub Mar 08, 2024. ISSN 1415-6954.  http://dx.doi.org/10.37388/cp2023/v33n34a04.

Este texto tem como objetivo relatar sucintamente um programa de intervenção com jogos, em formato on-line, criado no contexto pandêmico pela equipe do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) do Instituto de Psicologia da USP, para a realização de uma pesquisa financiada pela FAPESP. O programa teve duração de três semestres e foi realizado numa ONG situada na região oeste da cidade de São Paulo, com grupos de crianças de 9 a 11 anos que apresentavam dificuldades escolares. Foram evidenciados tanto aspectos peculiares ao formato online quanto alguns temas o que permitiu refletir sobre os desafios enfrentados e os aspectos positivos alcançados. A base teórica e metodológica foi a mesma que fundamenta o programa de intervenção presencial do laboratório, tendo sido redesenhada para o modo remoto, com novos materiais e dinâmicas. De modo geral, notou-se bom aproveitamento das propostas e ocorrência de mudanças nos procedimentos e atitudes dos participantes que permaneceram durante todo o período. Houve progresso no desenvolvimento da comunicação, ampliação do interesse e da autonomia, bem como tendência de maior autocontrole e construção de novas estratégias ao jogar, aspectos estes que podem influenciar positivamente na qualidade de vida e bem-estar. O formato on-line demonstrou, assim, ser viável como mais uma alternativa de atendimento ao público, a qual poderá alcançar um número ainda maior de crianças com dificuldades escolares.

Keywords : Oficinas de jogos; Contexto on-line; Intervenção; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )