SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Resgatando a memória dos pioneiros em psicologia: Roldão Lopes de Barros - Cadeira nº 25 (* 30/01/1884 - † 30/08/1951) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SILVA NETO, Norberto Abreu e. Subsídios para a construção de uma visão completa do legado de Jean Maugüé (* 1904 - † 1985): Patrono da Cadeira nº 17. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 23-45. ISSN 1415-711X.

A leitura da autobiografia do Patrono Jean Jean Maugüé fez-me perceber que temos dele uma imagem incompleta, pois, seu livro jamais foi traduzido no Brasil e a bibliografia sobre sua obra e personalidade produzida em nosso meio contempla apenas o período vivido em São Paulo. Considerando esse fato e com base em seus escritos (literatura primária), complementado pela literatura secundária a respeito de sua obra, este trabalho objetiva oferecer subsídios para a construção de uma visão mais completa de seu singular curso de vida, de seu pensamento e das posições intelectuais que defendeu. Assim, o artigo consiste em uma descrição sintética de sua história de vida, enfatizando aspectos de sua formação intelectual e de suas atividades profissionais. Nele são inseridas passagens transcritas de sua autobiografia, por meio das quais colocamos em circulação suas reflexões datadas de 1982, e que melhor podem apresentá-lo de modo concreto.

Palavras-chave : Jean Maugüé; Ensino universitário; Filosofia; Psicologia; USP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )